ACÚMULO DE LIXO EM TERRENOS BALDIOS: CASO NKOBE


ACÚMULO DE LIXO EM TERRENOS BALDIOS: CASO NKOBE

No município da Matola, concretamente no Bairro de Nkobe, existem muitos terrenos abandonados ou seja terrenos ociosos, comprados mas que os seus proprietários não tem planos de utiliza-los a curto ou medio prazo.
Estes terrenos viram aterros sanitários, esta situação piora com a indisponibilidade de contentores para o depósito de lixo e fraco sistema de recolha nas zonas que compõem este bairro. Este lixo de diferentes tipologias associado ao capim que cresce nestes terrenos e entulhos, constituem um habitat ideal para os animais silvestres e perigosos.
Os moradores reclamam de invasão das suas casas por serpentes, aranhas, escorpioas, ratos, sapos e mosquitos, estes animais perigam a saúde dos moradores e no ano passado registou-se um aumento significativos dos casos de malária, por causa dos mosquitos que atacam mesmos a luz do dia.
Os mesmos moradores relatam que já tentaram varias vezes contactar o conselho municipal, mas não tiveram nenhum sucesso e isso preocupa principalmente as mães com crianças pequenas porque todo cuidado é pouco, estes animais circulam pelas casas que se encontram ao redor destes terrenos abandonados.  
  
Possíveis soluções
Uma das soluções é contactar-se novamente o conselho municipal até resolver o caso, porque é a entidade que tutela esta área de atribuição de terrenos, e é responsável por garantir a saúde pública dos seus munícipes, também sendo a entidade que concede a licença para a ocupação dos terrenos, tem a autoridade de revoga-la caso o proprietário se recuse a cuidar do espeço, colocando em perigo a saúde dos moradores do bairro. 

clique no Link a baixo para ver o video sobre esse assunto

Comments

Popular posts from this blog

MÁ GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MATOLA

LIXO ESCOLAR: Escola Secundária de Nkobe

Erosão no bairro Polana Caniço A